top of page

Estações e Moradas

Dois viajantes embarcam nas memórias dos migrantes moradores do Jardim Keralux, nos afluentes do Rio Tietê e as ferrovias que os cercam. A cada estação uma história, a cada lembrança uma luta, a cada conquista algo para contar. Buscam sua terra, trazendo à tona memórias reais, transformadas em narrativas e diálogos que constroem sua morada.

"Estações e Moradas" é fruto da pesquisa do cotidiano, da história do nosso povo, de elementos que formam a sociedade, de símbolos da nossa cidade e a luta para trabalhar e sobreviver nela.

O Espetáculo

As memórias que constroem "Estações e Moradas" são dos moradores de um local onde antigamente era uma fábrica de cerâmica, que após ser desativada deixou o solo contaminado, unido ao Rio Tietê, um dos símbolos da cidade de SP, que carrega tanta história da população e a trajetória de poluição no decorrer dos anos. As ferrovias que cercam a região, são o símbolo de tantas viagens e migrações. Assim como a história se dá com dois viajantes em busca de seu espaço, a proposta de encenação e composição do cenário também. Fazendo com que o espetáculo possa ser levado e apresentado em qualquer lugar, carregamos conosco o cenário e os adereços, representando a chegada e construção das memórias escutadas e transformadas em poesia.

Conforme as cenas acontecem, em meio a um jogo de cena composto por diálogos e narrativas, os adereços se transformam, chegam visualmente como uma coisa e são ressignificados. Feitos de materiais como a madeira e o alumínio que trazem o simples e funcional, o que se usa no trabalho.

A música no espetáculo é construída a partir de elementos inspirados na música de raiz, muito presente no dia a dia das pessoas que vieram do interior ou de outros locais do Brasil, para as grandes cidades. Explorando também os sons cotidianos, dos objetos de cena e o jogo com as palavras.

Ficha Técnica:
 

Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

Elenco: Nayara Meneghelli e Elis Cassetari

Dramaturgia: Nayara Meneghelli

Direção: Núcleo da Maré ao Luar

Provocação Cênica: Talita Cabral

Figurino: Claudia Melo

Adereços: Silvana Meneghelli

Cenário: Silvana Meneghelli e Eugênio Parajara

Iluminação: Gabriel Ivanoff

Produção Executiva: Nayara Meneghelli

bottom of page