top of page

Resiliência

O espetáculo foi construído a partir das memórias de vida dos imigrantes haitianos, angolanos, congoleses e dominicanos, trazendo sua cultura e história para dar vida aos diálogos e narrativas, que mesclam o passado vivido por eles em suas terras natais e o presente, a esperança por uma vida melhor.

 

Como a alegria de cada povo, o espetáculo é regado por danças, músicas e objetos inspirados nas histórias compartilhadas e transformadas em poesia. Há a beleza de cada olhar, a linguagem de cada um, as lembranças familiares, o colorido de seus costumes, a diversão que trazem consigo, a saudade e os sonhos, que lutam diariamente para serem realizados.

O Espetáculo

Dois atores constroem um jogo de cenas, composto por diálogos e narrativas, onde são vistas personas, ora o personagem retratado é quem diz, ora é o próprio ator. O texto é contemporâneo, unindo a realidade dos dias de hoje com o passado vivido.

 

Memórias reais, a partir de um processo de história oral, fatos de acontecimentos históricos ou recentes, unidos à poesia e abrindo a possibilidade do público também se enxergar nelas.

 

Em um cenário que delimita o espaço cênico, mas nos aproxima do público, trazendo a ideia da terra em que se sai, o trajeto da viagem e a chegada num novo local. Os adereços que compõe o cenário e as cenas, são símbolos das histórias contadas, feitos artesanalmente. E as músicas de composições próprias, que tem como base principal o ritmo e são fundamentais para a construção cênica.

 

O espetáculo pode ser apresentado em qualquer local: praças, espaços alternativos abertos ou fechados e/ou palcos.

Ficha Técnica:
 

Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

Elenco: Nayara Meneghelli e Kaka Soares 

Dramaturgia: Nayara Meneghelli

Direção: Núcleo da Maré ao Luar

Provocação Cênica: Talita Cabral

Figurino: Claudia Melo

Adereços: Silvana Meneghelli

Cenário: Silvana Meneghelli e Zé Valdir

Iluminação: Gabriel Ivanoff

Fotografia: Isabela Meneghelli

Produção Executiva: Nayara Meneghelli

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

bottom of page